Uma abordagem ético-jurídica à pena de morte

Em representação do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Daniel Torres Gonçalves integrou no passado dia 15 de junho, na cidade de Chaves, um debate evocativo dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal. O texto que serviu de apoio à intervenção está disponível aqui.  

Os deputados e o monopólio do debate sobre a decisão em fim de vida

Enquanto membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, tenho-me abstido de emitir declarações públicas sobre a atividade daquele órgão. Contudo, depois de ler esta notícia: Deputados do PS e BE questionam debate de Conselho da Étic a sobre Eutanásia (de onde se extrai: “Para Delgado Alves e Pedro Filipe Soares, os termos.

O terrorismo e o fim da liberdade

É tentadora. Mas, é uma ilusão. Perigosa. A ideia de que é possível evitar absolutamente todos os “ataques terroristas” de que a Europa tem sido alvo. A investigação criminal, nomeadamente a que procura desmantelar redes criminosas, é fundamental e tem conseguido, de forma geral, assegurar que é possível vivermos em paz e em segurança. É.

Brexit: Dias tristes. Dias preocupantes.

Dias tristes. Pior, dias preocupantes. Não me refiro às consequências económicas e financeiras para a Europa, o Reino Unido e o mundo. Nem à autofagia a que se votou o Reino Unido – ou melhor, a Inglaterra, que se tornará irrelevante no contexto mundial (é o fim de um império que foi global e de.